quinta-feira, 12 de março de 2009

NARGUILÉ... AFINAL, É UMA INOCENTE DIVERSÃO?


O Narquilé ou Arguile, como é mais conhecido aqui, é Moda! Principalmente entre Jovens e Adolescentes.
Pois é... mas não é porque alguns fazem das coisas uma moda, que precisamos necessariamente consumir ou fazer o mesmo, certo?
Na realidade sim, mas não é isso que geralmente acontece.
A melhor arma que temos é o "SABER PENSAR E ESCOLHER" que Deus nos dá na boa! E é essa arma que devemos usar nessas horas.

Em Provérbios 2 1;2;9 a 11 diz: "Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento...Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá."
Caramba... esses provérbios são tão antigos mas muito mais inteligentes do que o que se faz hoje, não é?!

Em uma matéria da "Folha Online" de 06/07/2003, a moda do narguilé já vinha fazendo um sucesso enorme em bares e restaurantes de SP. Mas afinal, o que é exatamente o narguilé?

A Wikipédia explica o que é e qual os seus efeitos. Dá só uma lida nisso:

O que é: Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza (nos países do norte da África), narguilê, narguila, nakla, arguile, naguilé etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia. E acabou chegando até nós através das influências das colônias árabes.

Fumo: Há um fumo especial para narguilés, usualmente feito com tabaco, melaço (um subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes. Os aromas são bastante variados; encontra-se de frutas (como pêssego, maçã-verde, coco), flores, mel, e até mesmo Coca-Cola e Red-Bull. Embora também seja possível encontrar fumos não-aromatizados, estes progressivamente perderam espaço para os aromatizados, que hoje são muito mais populares.

Saúde: Os efeitos à saúde causados pelo fumo do tabaco são largamente conhecidos e se aplicam também ao uso do narguilé, contrariando a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo à saúde. Recentes estudos, inclusive, indicam que seu uso pode ser ainda pior para a saúde do que o cigarro.

Além do mais, a Organização Mundial de Saúde alerta que a fumaça do narguilé contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão, doenças cardíacas entre outras. E que, em uma sessão de narguilé - que pode durar de vinte minutos a uma hora – a quantidade de fumaça inalada corresponde a mesma inalada ao se fumar 100 cigarros comuns.

A Academia Estadunidense de Periodontologia afirma que o uso do narguilé é comparável ao cigarro, em relação aos riscos de doenças da gengiva.

George Loffredo, professor da universidade de Georgetown que conduziu estudo sobre o uso do narguilé no Egito acredita que, comparado ao fumante típico de cigarros, o fumante de narguilé expõe-se mais a toxinas como nicotina e monóxido de carbono.

Uma hora de narguilé = 100 cigarros!!!????
Poi é.... E então, vai encarar?

Obs:Veja a seguir a reportagem do "Jornal Hoje" sobre o narguilé e veja se é só tabaco e aromatizante o que estão usando...

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom e esclarecedor esse poste!